Mariposa Hylesia: a causa do surto de coceira em Pernambuco existe no Brasil inteiro; o que é, prevenção e sintomas

O inseto existe no Brasil inteiro e um surto foi identificado em Pernambuco.

ANÚNCIOS

Um surto de lesões que causam coceira aconteceu na região de Pernambuco. A Sociedade Brasileira de Dermatologia esclareceu que se trata de uma mariposa, o inseto é do gênero Hylesia e tem cerdas espalhadas pelo o corpo que acabam se desprendendo durante o voo ou ao colidir com objetos, como lâmpadas.

Diante disso, saiba mais sobre o inseto responsável por ter causado o surto.

ANÚNCIOS

Essa mariposa é essencial para a polinização das flores. As fêmeas da espécie são as únicas responsáveis por causar acidentes no corpo humano. Elas são acinzentadas e possuem hábitos noturnos, tendo o costume de descansar em locais baixos.

Elas se reproduzem em períodos mais quentes, especialmente, entre novembro e janeiro.

Elas são encontradas em diversos lugares do mundo, sendo mais comum na América e existem no Brasil inteiro.

ANÚNCIOS

Não existem causas específicas para o surto. Apesar de elas existirem no Brasil inteiro, os surtos não são comuns. Por este motivo, as autoridades da saúde apresentam dificuldades em lidar com os casos.

O médico Vidal Haddad Júnior falou um pouco mais sobre o assunto, comentando que é algo esporádico e que acontece na época de reprodução que dura um bom tempo.

Os sintomas são intensa coceira, que podem evoluir para bolhas e feridas.

ANÚNCIOS

A recomendação é não matar as mariposas, pois fazem parte do ciclo biológico e alterações podem modificar de forma negativa todo o nosso ambiente e nossa vida.

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.