Globo é apontada de estar à beira da falência após desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro

Onda de demissões da Globo é apontada como falta de dinheiro em caixa da maior emissora do país.

ANÚNCIOS

A Globo está vivendo uma crise sem precedentes, tanto que a maior emissora do país está sofrendo um corte violento de dezenas de artistas que tem salários estratosféricos e que pesam na folha de pagamento. Nos últimos anos, principalmente em 2021, a empresa dos Marinho mostrou que já não é mais a mesma de antes e paira a dúvida sobre uma falência.

Embora a emissora carioca esteja enfrentando uma crise que está assolando outros canais brasileiros, a Globo não está falindo. A Globo tem um grande aparo financeiro, apesar de sofrer cortes e entreveros com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

ANÚNCIOS

Quem afirma a segurança financeira da emissora dos Marinho é a Fitch, uma das maiores agências do planeta que aponta classificações de risco e de crédito. Em um último levantamento, divulgado na última terça-feira (11), a Globo tem a melhor base financeira dentre todas as emissoras situadas na América Latina.

Segundo dados informados em relatório, a emissora tem R$ 12,1 bilhões em seus cofres, além de algumas aplicações financeiras. As dívidas não chegam nem perto do valor de segurança. Ainda de acordo com tais informações, a primeira parcela da dívida será paga em 2025, depois em 2027, finalizando em 2030.

Globo enfrenta crise financeira junto com outras emissoras

A empresa conseguiu angariar outros US$ 400 milhões em janeiro com uma nova emissão de dívida, que tem previsão para ser quitada somente em 2032. Com a capitação dessa receita, a Globo consegue quitar alguns vencimentos que permeiam até 2027.

ANÚNCIOS

“A forte posição de negócios da Globo, líder do setor brasileiro de mídia, é um pilar importante dos ratings. A empresa respondia por 34% da audiência televisiva nos primeiros meses do ano, chegando a 39% do horário nobre”, diz um trecho do documento expedido pela Fitch.

 

NOTICIAS REAIS

Redator há mais de 4 anos, especializado em entretenimento. Compromisso com a verdade e a transparência dos fatos, seja notícias de famosos ou assuntos políticos. Jornalismo é um serviço à população.