Muitos pesquisadores têm apontado ao longo dos anos que pessoas casadas são mais saudáveis do que as solteiras.
Se essa idealização fosse verdadeira, isso significa que quando a pessoa se casa, ela deve se tornar mais saudável do que quando estava solteira. Além disso, as pessoas que se divorciam, por não estarem mais casadas, deveriam ter uma piora na saúde. Esta ideia de pensamento não era questionada há muitos anos, por diversas pessoas.
Entretanto, uma pesquisa feita pela Universidade do Arizona, durante três anos, com mais de 79 mil mulheres, que foram analisadas e estudadas neste período, contesta o senso comum sobre relacionamentos e saúde.
Essas participantes tinham posições civis diversificadas. Entre elas, mulheres solteiras, casadas, divorciadas ou que se separaram no meio do caminho.
A faixa etária das mesmas era entorno dos 50 e 79 anos, e foram analisadas de cerca de 40 lugares diferentes dos Estados Unidos da América. Neste grupo, todas estavam na menopausa e não havia nenhuma viúva.
O estudo foi feito com base nos relatórios de cada mulher, a depender de como eram saudáveis. Medidas de circunferência da cintura, IMC, que é a massa corporal, e a pressão arterial foram levados em consideração.
Além disso, também foram feitos relatórios a partir dos hábitos que elas possuíam, como se exercitar, beber, fumar e comer.
Os dados interessantes que o estudo traz são os seguintes: quando as mulheres que estavam solteiras mudaram seus status, se casando, estas mudanças aconteceram, na maioria dos casos. Confira abaixo.
- Seu índice de massa corporal aumentou
- Passou a beber mais do que antes
- Teve um aumento na pressão arterial
Já quando mulheres casadas se divorciaram, isto aconteceu:
- Sua cintura diminuiu
- Teve uma alimentação melhor e mais saudável
- Aumentou seu engajamento com atividades físicas
- A pressão arterial diminuiu
Através desses pontos, é possível perceber que as mulheres solteiras ou divorciadas têm uma saúde melhor do que as casadas, em um modo geral.
Uma das hipóteses para explicar o fato de pessoas casadas terem mais peso que as solteiras, apesar de nunca ter sido comprovada, é que, quando casados, os dois compartilham as refeições e, por isso, acabam comendo mais do que comeriam sozinhos.