No último sábado (13),um motorista, após entrar em desespero para pedir socorro para a mãe doente com coronavírus, bloqueou a BR-040 no DF. De acordo com o filho, ela sofreu uma crise de falta de ar, e quase desmaiou dentro do veículo.
Maria dos Santos Borges, de 58 anos, tinha recebido o resultado do diagnostico da doença, dez dias antes, e encontrava-se em casa recuperando da doença, mas sofreu uma piora no quadro de saúde e o filho a transportava a até uma unidade hospitalar.
Segundo ressaltou o filho, a mãe estava com a boca roxa, as mãos, os pés. Tentava puxar o ar, mas não conseguia. Ele conta ainda, que a mãe começou a dizer, que ia morrer, ele entrou em desespero, atravessou o carro na BR, e pediu ajuda.
Diogo Borges Mota, de 34 anos,filho da paciente ressaltou que ficou desesperado. Ele conta ainda, apenas queria que uma ambulância chegasse com uma máscara de oxigênio, para que a mãe fosse socorrida de imediato. As unidades hospitalares, estão lotadas e Diogo ficou com receio de não de chegar a tempo.
Dez minutos depois, a mulher foi socorrida por uma equipe de bombeiros,que chegaram no local, e transportaram a mulher para a unidade hospitalar de Santa Maria, na ambulância. Ela já foi assistida com aparelhos de respiração, e a partir desse momento, ela segue internada recebendo oxigênio.
Saga por atendimento
De acordo com Diogo, a mãe vive na região de Santa Maria. Ele ressalta que achou que ela estava a melhorar, mas estava piorando. Ele diz ainda, que ela cada vez foi ficando mais fraca, não queria mais comer, conclui.
Sábado passado, quando Maria precisou de ser socorrida, a unidade hospitalar onde ela deu entrada, estava lotada. Diogo decidiu então levar a mãe, para uma unidade hospitalar privada, em Valparaíso de Goiás. Diogo ressalta ainda, que foram para um hospital de Valparaíso, no qual os exames eram mais baratos, para que a tomografia ao pulmão fosse realizada.
De acordo com ele, os exames diagnosticaram, que a mãe estava com metade dos pulmões comprometidos. Entretanto o hospital, não poderia realizar o atendimento da paciente, porque também se encontrava lotado.
Diogo recorda ainda, que o médico colocou a mãe num box, com suporte respiratório até que ela se recuperasse um pouco, e disse para Diogo correr para um hospital, em Brasília, porque em Goiás, estava ainda mais cheio, e ela poderia não resistir.
No caminho de regresso de Brasília, ele conta que a mãe piorou, e foi nesse momento que ele decidiu bloquear a rodovia. O carro de Diogo ficou atravessado na divisa entre Valparaíso e Santa Maria.
Ele conta ainda,que quando os agentes da polícia chegaram no local, monitoraram a abertura da via, até que o socorre chega-se, que aconteceu nas margens da BR. Quando chegou à unidade hospitalar a preocupação ainda não tinha acabado.
Diogo ressalta ainda, que no pronto de socorro, a equipe de enfermagem, informou que todos os pontos de oxigênio, estavam ocupados, no qual eles acabaram por realizar tipo uma gambiarra para tentar atender todos que estavam dando entrada, conclui.
Segundo a família, Maria, está se recuperando bem.