Em diversos Estados do Brasil, um tempo mais frio vem atingindo a população. Com isso, podem surgir dúvidas em relação a identificar o que seria uma gripe, uma rinite ou uma sinusite, já que as três condições possuem sintomas que são realmente muito parecidos.
E de acordo com a Organização Mundial da Alergia (WAO – inglês), cerca de 30% a 40% da população é acometida por alguma alergia, como a rinite alérgica. Outros dados apontam que 20% da população sofre de sinusite. A gripe é ainda mais comum e afeta milhões de pessoas a cada ano que passa.
Saiba identificar a gripe
“A gripe é uma doença viral, ou seja, causada, na maioria das vezes, por um vírus chamado Influenza” explica o médico Eduardo Landini, do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ele ainda faz um alerta para os sintomas que são febre, dor no corpo, fraqueza e tosse.
Saiba identificar a sinusite
A sinusite é uma inflamação das vias nasais e dos seios paranasais. Uma das suas principais características que se diferenciam da gripe é a presença da dor no rosto, perda do olfato, dor de cabeça e geralmente uma secreção esverdeada ou amarelada que escorre do nariz.
Saiba identificar a rinite
A rinite causa inflamação nas mucosas nasais e resulta do contato externo com um agente agressor do organismo, por exemplo, a poeira.
Sua principal característica são os espirros constantes e coceira no nariz e olhos.