Conhecida nos Estados Unidos por ter levado a uma verdadeira epidemia de opioides, o fentanil foi apreendido no Brasil pelas autoridades pela primeira vez.
A apreensão aconteceu em fevereiro, pelo Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Espírito Santo. Na apreensão, a polícia encontrou 31 frascos de fentanil.
Além do fentanil, a polícia apreendeu 2.500 pinos de cocaína cheios, 136 quilos de maconha, 13 quilos de mistura para cocaína e milhares de pinos vazios.
O fentanil é uma droga de forte poder, equivalendo a cerca de 50 vezes a heroína e até 100 vezes mais que a morfina. Nos Estados Unidos, a droga é encontrada com facilidade e está associada a uma série de mortes.
A droga é da família dos opioides sintéticos e pode ser encontrada em forma de farmacêutico, ou seja, de forma legalizada; mas também pode ser encontrada de forma ilegal, geralmente fabricado de forma ilegal.
No caso farmacêutico, a droga é usada muitas vezes como alternativa a outros opioides, como morfina, por exemplo. Ainda assim, a receita é dada apenas caso o paciente atenda a alguns critérios.
No Brasil, é incerto afirmar se essa foi a primeira vez que a droga circulou no interior das fronteiras. É possível que essa tenha sido a primeira apreensão, mas a droga pode já estar no Brasil.
A apreensão preocupa porque é impossível saber há quanto tempo o fentanil circula no Brasil. As autoridades ressaltam os riscos no uso.