Uma descoberta inesperada surgiu a partir da observação de uma tosse persistente em uma criança de sete anos.
Os profissionais da área médica identificaram que o jovem, residente em Encarnación, no Paraguai, tinha uma obstrução nas vias respiratórias há várias semanas, proveniente de uma tampa de pasta dental.
No dia 28 de junho, o Hospital Regional de Encarnación compartilhou o caso em sua página oficial no Facebook. A publicação menciona que a criança foi levada ao hospital devido a uma tosse crônica, que persistiu por um período de 20 dias.
“Depois da [criança] ser examinada através de uma broncoscopia, foi diagnosticado que a causa desta situação foi devido a um corpo estranho que estava bloqueando as vias aéreas”, relatou o hospital
A princípio, os médicos não possuíam conhecimento sobre a natureza desse objeto alojado no corpo da criança. Somente após a intervenção médica, os especialistas identificaram que se tratava de uma tampa de pasta de dente, possivelmente engolida pela criança.
É essencial ter em mente que tampas de pasta de dente, assim como outros itens pequenos, podem representar um perigo para as crianças, que podem ingeri-los acidentalmente e, consequentemente, enfrentar um risco de obstrução das vias respiratórias, podendo resultar em asfixia.
Conforme reportado pela revista norte-americana Newsweek, o Hospital Infantil da Filadélfia (EUA) revelou que os objetos mais frequentemente engolidos incluem brinquedos e moedas.
Dentre os itens que apresentam maior perigo quando ingeridos, estão as pilhas, que podem causar queimaduras químicas internas na criança, e objetos afiados, como parafusos e pregos, que podem resultar em cortes e perfurações no sistema digestivo.
Por sorte, a menina de Encarnación passou por um procedimento para remover o objeto estranho e está se recuperando satisfatoriamente.