O competidor Alexander Sedykh, um campeão de powerlifting, acabou passando por um acidente de trabalho durante uma competição na Rússia. O atleta russo acabou sofrendo lesões em ambas as pernas, que se quebraram no joelho.
O Campeonato Europeu está sendo disputado na Rússia, em Moscou. Sedykh havia se preparado para levantar o peso de 400 kg, mas acabou sendo surpreendido de uma maneira muito assustadora. Seus joelhos simplesmente se romperam.
A cena forte foi filmada por conta da competição e o vídeo foi divulgado:
Sedykh saiu da competição diretamente para o hospital, onde precisou passar por uma cirurgia de emergência para reposição dos joelhos. Para o TMZ Sports, ele confirmou que passa bem, mas que vai precisar de 2 meses fazendo repouso absoluto.
Esse tipo de levantamento de peso não é o mesmo realizado nas Olimpíadas. No Jogos Olímpicos, os atletas precisam erguer o peso do chão e suspendê-lo acima da cabeça, em um movimento fluído e firme. O que não acontece no powerlifting.
Em português, essa modalidade é frequentemente chamada de “levantamento básico”, consistindo apenas na suspensão do peso acima da cabeça pelo atleta. Você pode observar que o peso já está suspenso, em uma plataforma, antes de Sedykh colocar as mãos nele.
A cena gerou repercussão, especialmente na internet. Muitas pessoas demostraram choque com as imagens, que são realmente muito fortes. Outras pessoas questionaram o porquê de Sedykh ter se arriscado tanto com o peso.