Os brasileiros tiveram uma notícia animadora neste último sábado (12) quando a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, fez a aprovação para serem retomados os testes no Brasil da famigerada vacina de Oxford.
Essa decisão foi expedida depois do órgão receber algumas informações da empresa que está produzindo o experimento. A AstraZeneca está em conjunto com a Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Os ensaios clínicos já foram retomados no sábado mesmo no Reino Unido. A Anvisa já estava aguardando os resultados desse teste que foram analisados e concluídos na tarde deste último dia 12. Os testes foram cessados por conta de algumas consequências contraditórias que poderiam colocar em risco a vida e a saúde dos voluntários.
Segundo a agência reguladora, depois da avaliação dos dados que apresentaram desfechos adversos, o órgão concluiu que a relação de benefício e de risco ainda se mantém positivo e, por conta disso, os estudos do medicamento poderão ser retomados.
Os brasileiros tiveram as chamas da esperança reacendidas com esse comunicado, tudo porque a fabricante dessa vacina já informou que os testes no país serão retomados já nesta segunda-feira (14).
Em comunicado, foi informado que a empresa tem um comprometimento com a segurança dos participantes considerando altos padrões de ética e as boas práticas de estudos clínicos. Ainda foi acrescentado que a empresa orientará as autoridades de saúde de todo o planeta sem custo algum durante essa pandemia.