O TikTok se popularizou como uma rede social de vídeos rápidos, muitas montagens e com músicas chiclete. Frequentemente, surgem “desafios” para que os usuários participem. O problema é que, certas vezes, esses desafios são problemáticos.
Há pouco tempo, uma brincadeira acabou se popularizando. O entretenimento consiste em realizar uma ligação de vídeo com alguém e flagrar uma reação negativa da pessoa diante de uma foto estranha. A “foto do bebê feio” viralizou, por exemplo.
No entanto, muitos usuários estão extrapolando o bom humor e usando foto de pessoas deficientes, crianças com síndrome de down e outras condições que não deviam ser motivo de riso. Pelo menos é o que defende Lizzie Velasquez.
Lizzie nasceu com lipodistrofia marfanoide-progeróide, uma doença congênita que a impede de ganhar gordura e massa muscular, além de outras consequências. Na internet, Lizzie sempre foi alvo de piadas e chacota por ser diferente.
Isso acabou a motivando a palestrar e usar sua voz para defender pessoas com condições semelhantes as suas. Hoje ela é conhecida por ser uma defensora dos direitos das pessoas com deficiência e, mais uma vez, foi alvo de piadas, dessa vez no TikTok.
Pelo Instagram, Lizzie fez questão de condenar a ação dos usuários que usaram suas imagens e de outras pessoas deficientes para fazer piada. Em um apelo bastante emocionante, ela pediu respeito às pessoas que são diferentes por algum motivo.
https://www.instagram.com/p/CDpMeamB2Qk/
https://www.instagram.com/p/CDqzVjmBwk3/
Em suas publicações, Lizzie recebeu apoio de seus seguidores, que também condenaram as “piadas”.