Alguns papais e mamães, que precisam trabalhar, são obrigados a correr atrás de recursos para que cuidem de seus filhos. Eles podem ir atrás de babás, de parentes que tenham tempo e disposição, ou ainda procurar as importantes creches. Instituições que cuidam das crianças e que são importantes para iniciar o processo de convivência.
Porém, a fase de adaptação das creches pode ser muito difícil para alguns pais, que necessitam ter muita calma e paciência, uma vez que essa nova jornada na vida da criança pode provocar alguns estresses.
A primeira dica para essa fase é encontrar a creche ideal, ou seja, o mais próximo possível da realidade da vida da criança. Filhos, que já entendem o diálogo, devem ser orientados sobre o que passarão antes de ir à escolinha, como o banho e outras integrações.
Procure se socializar com os coleguinhas dele e ajude-o a criar vínculos. Convide seus amiguinhos para uma tarde de lanche em casa ou um passeio em um shopping. Mostre-se presente para eles e planeje sua agenda para esse momento.
O momento da despedida pode ser um dos piores das crianças, uma vez que eles não querem se separar dos papais ou das mamães. Para isso, é preciso ter muita calma e paciência, mas se mostrar com uma postura firme e compreensiva. Mostrando para o filho a importância desse momento.
Os pais precisam ter um bom preparo emocional para este momento crucial na vida dos pequenos, caso necessário, deve-se procurar até ajuda profissional.